Trade Informa

Tecnologias emergentes que irão impactar esta nova década

By fevereiro 13, 2020 No Comments

Com o início de uma nova década, depois de 10 anos de muitas inovações, queremos  saber quais serão as tecnologias que irão surgir e impactar fortemente o mundo?

Impossível prever com precisão, mas o Gartner, através do Hype Cycle, diz que essas serão algumas das tecnologias que irão emergir nos próximos 10 anos:

1. Web descentralizada – A web descentralizada prega que cada usuário possa armazenar fragmentos de dados que se juntarão em uma espécie de pequenos servidores e envia-los à quem requere essa informação, livre de espionagem ou censura.

2. Organizações autônomas descentralizadas – Não é novidade o termo “equipes autônomas”, mas organizações autônomas descentralizadas fogem totalmente da nossa realidade. Organizações autônomas descentralizadas pregam que as empresas podem ser geridas de forma autônomas através de contratos digitais baseados em blockchain.

Este conceito prevê que todas as ações e regras corporativas sejam controladas através de indicadores nos códigos do contrato (Smart contract). Embora pareça de cultura bem vertical, está proposta permite que decisões em grupos possam ser tomadas de forma mais simples e que será seguida por todos.

3. Synthetic data – Como o próprio nome diz, dados sintéticos são dados gerados por máquinas. Ele permite que uma quantidade grande de cenários que dificilmente seriam captados no mundo real possam ser simulados através de máquinas.

Essa rede neural profunda criará seus próprios algoritmos para criar um ambiente de aprendizagem mais veloz e incisivas em situações de constante mudanças. Hoje os dados sintéticos já são usados em empresas como a Uber e apresentam um nível de aprendizagem 4x maior que os dados reais.

4. Edge IA – O Edge IA é a junção de duas tecnologias que já existem e são populares, a Edge computing com a inteligência artificial. Ela é conhecida como inteligência artificial de borda, pois consiste em ter equipamentos IOT equipados com sensores e computadores que possam tomar decisões de forma autônoma, sem precisar de um servidor central para “dar ordens”, o que elimina grande parte do tempo de resposta desses servidores.

Ao processar dados no próprio local, evita possíveis problemas com interrupção de transmissão e armazenamento de muitos dados na nuvem e reduz o consumo de energia dos equipamentos IOT.

5. Augmented Human – Na primeira partida da copa do mundo no Brasil pudemos presenciar de forma breve, em um ponta pé inicial antes da partida de estréia da seleção brasileira, um robô desenvolvido para aplicar a capacidade física de humanos.

Apesar de já estar presente de certa forma à nossa realidade, o instituto Gartner prevê que a tecnologia tenha um período de até 5 anos para entrar no platô da produtividade.

 

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2020/01/tecnologias-emergentes-que-irao-impactar-esta-nova-decada-parte-1/

 

Leave a Reply